segunda-feira, 31 de março de 2014

Praia do Patacho, em Alagoas, entra para o seleto hall das praias cinco estrelas do Guia Quatro Rodas
Bruno Freire15:45 0 comentários


               Patacho veio para realizar seu sonho de ter uma praia para chamar de sua. Localizada no município de Porto de Pedras, próximo 10 km de São Miguel do Milagres, ela foi eleita, pelo Guia Quatro Rodas, 2013/2014, como uma das cinco únicas praias cinco estrelas do Brasil, ficando as outras três na ilha de Fernando de Noronha, em Pernambuco,  e uma outra em Trancoso, no estado da Bahia. Por aqui o cenário é de paraíso na terra, com uma praia deserta, de areias claras, águas cristalinas e um paredão de belíssimos coqueiros margeando todo o lugar. A paz e a tranquilidade reinam absolutas e bastam apenas 5 minutos para entender as razões deste merecido título.  


Praia do Patacho - fazendo jus às cinco estrelas conquistadas por  mérito. 

O tesouro de Patacho

                            Mas é durante a maré baixa que são reveladas uma das suas maiores riquezas, suas piscinas naturais. O mar vira um maravilhoso espelho d'água, com as águas calmas e transparentes, na altura do tornozelo, o que se torna um convite para uma boa caminhada até as piscinas, já há alguns metros de distância da terra firme. É preciso ter um pouco de cuidado porque, às vezes, é comum perder a noção da distancia que se está da costa e quando a maré começa a encher, voltar pode se tornar um problema! Mas nada de desespero, este aviso é somente para guardar um pouco de atenção com a maré. O passeio é lindo, tranquilo e dá para fazer sem maiores problemas. 

Na maré baixa, caminhar até as piscinas naturais de Patacho se torna uma diversão à parte. 

                                         É impossível ficar indiferente à beleza das piscinas naturais de Patacho. Com suas águas mornas, cristalinas e, praticamente, reservadas com exclusividade para você, o único lamento surge quando a maré volta a encher e  toda aquela maravilha se esconde, mais uma vez, diante dos seus olhos.

Foto em grande angular das piscinas naturais de Patacho, do blog praia do Patacho! Ficou bem melhor que a minha que foi fotografada do celular! 

 
As águas mornas e cristalinas de Patacho! 
 

Na maré baixa, a melhor pedida é caminhar mar adentro até as piscinas naturais. 
 

O mapa do tesouro

                  Chegar em Patacho não é tarefa difícil, embora não seja sinalizada. Se você estiver vindo de São Miguel dos Milagres, quando chegar em Porto de Pedras, você verá uma praça com um estátua do Padre Cícero, vire à direita e siga por uma estrada de barro e coqueirais até o mar. Pronto!!! Bem-vindo a Patacho! Mas vale lembrar que em períodos de chuva o caminho fica inviável.    

A dois passos do paraíso!

Dicas de Ouro:

  1. Não esqueça que você está indo para uma praia semideserta, isso quer dizer: sem bares, sem restaurantes e sem barraquinhas por perto. Então leve um lanchinho, suas bebidas e um guarda-sol, se for passar um tempo maior por lá. E não esqueça de recolher todo lixo depois, vamos manter esse paraíso perfeito como ele é.   
  2. Para aproveitar mais a praia, procure ir na maré baixa. Consulte a tábua de marés.
  3. Durante a lua cheia ou nova, ela surge no horizonte, no meio do mar, num verdadeiro espetáculo da natureza. Se tiver passando por lá entre essas fases lunares, vale a pena conferir.   

Quem estiver viajando por Maragogi, Japaratinga  ou São Miguel dos Milagres, não pode deixar de conhecer este paraíso. Uma excelente oportunidade para conhecer uma praia verdadeiramente 5 estrelas.



Minhas recordações de Patacho:

Patacho, o cenário ideal para momentos inesquecíveis. 

 
Um lugar que dispensa legendas! 
                                 

0 comentários

Postar um comentário