terça-feira, 5 de novembro de 2013

França - Orange, Provence
Bruno Freire16:18 2 comentários

                      Orange é uma pequena e simpática cidade da famosa região de Provence. Apesar do seu tamanho, nem cogite a possibilidade de subestimá-la, pois aqui estão alguns dos mais importantes e bem preservados monumentos da França, tais como o espetacular Teatro Romano e o Arco do Triunfo; além disso, a acolhedora Orange é uma excelente opção de destino, tendo em vista sua estratégica localização, pela proximidade das famosas Avignon e Châteauneuf-du-Pape, assim como pelos seus preços mais acessíveis, em relação às demais cidades desta região. Também não chegue na cidade achando que seu nome surgiu por causa de um laranjal que seus descobridores encontraram por aqui. Sua nome deriva do principado de Orange, oriundo dos Países Baixos, que dominou estas terras desde Século XII. A Alemanha e Inglaterra também tiveram sua participação no domínio desta área que passou a pertencer à França em 1713, através do tratado de Utrecht.


Arco do Triunfo de Orange, um dos monumentos da cidade, tombado pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade.

 
 - O Arco do Triunfo de Orange (Arc de triomphe d'Orange)
 
                                      Tão icônico quanto o Arco do Triunfo de Paris, este monumento dá as boas vindas aos visitantes que chegam à cidade. Do alto dos seus 19 metros de altura por 8m de largura, esta construção, datada do séc. I, remonta, em esculturas gravadas na sua superfície, a comemoração das vitórias Romanas sobre os gauleses, em 49 a.C. O arco também serviu como fortificação, durante a Idade Média, para resguardar os limites da cidade. Atualmente o Arco do Triunfo de Orange ostenta dois importantes títulos, o de Monumento Histórico da França, conquistado em 1840, e o de Patrimônio Mundial pela UNESCO, em 1981.   

O monumento é decorado em alto relevo com as batalhas navais e as lutas dos Romanos contra os Gauleses e Germanos. Estes arcos são os mais antigos do mundo, neste estilo,  que conseguiram chegar à modernidade. Foram copiados em outras importantes obras como o Arco de Septímio Severo e o Arco de Constantino.

 
Teatro Antigo de Orange (Théâtre antique d'Orange)
 
                              
                                              Esta é a principal atração da cidade e foi por ela que enfrentei 2 horas e meia de viagem. Sua história é tão extensa quanto sua idade, mas vou tentar sintetizar ao máximo para não ficar muito chato. Este teatro foi construído no séc. I, durante o reinado de Augusto, quando Orange passou a ser uma colônia romana. Hoje ele é o teatro romano mais bem preservado do mundo e ainda funciona normalmente, recebendo concertos, óperas e o consagrado festival de música de Orange. O Monumento foi declarado Patrimônio Mundial, pela UNESCO em 1981. 

O teatro comporta até 10.000 espectadores, que eram segmentados de acordo com sua posição social. Nada muito diferente do que vemos, hoje, nos eventos da sociedade moderna. O Teatro era dividido em três setores separados por paredes e, quanto mais importante era o individuo, mais perto do palco ele ficava (igualzinho aos tempos atuais), sendo o último pavimento reservados às prostitutas e os que não eram Romanos.
 
 A impressionante parede central, do alto dos seus 37m de altura por 103m de largura, é totalmente original. Porém, toda a luxuosíssima ornamentação que incluía colunas, frisos e estátuas de mármore, foi saqueada durante os anos. Existe um desenho no museu do teatro que o retrata em seu tempo áureo,  e ratifico que era algo realmente impressionante! Em uma visita de Luis XIV a cidade, ele disse "esta é a mais bela muralha do meu reino".

 

Da ornamentação original, só foi encontrada a imponente estátua de 3,5 m de altura do Imperador Augusto, datada do século II. Ela foi devolvida ao seu lugar de destaque na parede principal do teatro.  

Nesta foto temos uma visão mais ampla do teatro. O palco conta com três portas, uma no centro, chamada de porta real, e duas laterais, para entrada de atores secundários. O teto do palco não é original e foi adicionado após a reforma, para protegê-lo e ajudar na iluminação para os espetáculos que acontecem atualmente.  

O terceiro pavimento, reservado aos não romanos e as prostitutas.
A parte externa do teatro é tão impressionante quanto seu interior. Me lembrou muito o Coliseu de Roma. No período que estive em Orange estava acontecendo o legendário festival de ópera, The Chorégies d'Orange. Embora tenha me parecido tentador assistir a um evento daquela proporção, fiquei imaginando como deveria ser incomodo passar 4 horas sentado naqueles assentos tão fielmente preservado, então desisti! rs


 
 
O centro de Orange:
 
                                Esta adorável cidade transmite a típica atmosfera do sudeste da França. Um centro comercial pequeno, com charmosas construções baixas, com no máximo dois pavimentos,  e multicoloridas, calçadas extremamente limpas, faixas de pedestres respeitadíssimas e um povo  gentil e acolhedor. Orange também é famosa por sua temperatura. É considerada a cidade mais quente da França e no verão o calor chega a ser excruciante, mas nada que desanime um nordestino, como eu!

 

O centro da cidade é tão charmoso que mais parece set de filmagem.
 

Ruas limpíssimas, bares e restaurantes que se espalham pelas calçadas e um povo educado e muito acolhedor que faz este lugar ainda mais apaixonante.


Ainda no centro da cidade, estátuas que exaltam as artes cênicas, tão difundidas pelo mais importante monumento da cidade, o Antigo Teatro d'Orange.


A arquitetura romana se faz presente em quase todos os monumentos da cidade.

 
 
                     Orange é sem dúvida uma cidade que merece ser visitada. Ela preenche todos os requisitos para conquistar seus visitantes, enchendo os álbuns de belas recordações e os corações de saudades.

2 comentários: