quarta-feira, 20 de novembro de 2013

França - Avignon (Provence)
Bruno Freire14:46 1 comentários

                      Avignon foi lançada para o hall das cidades mundialmente famosas, em 1309, quando o papa Clemente V decidiu mudar a sede do papado de Roma para cá. E assim, ela tornou-se o coração do mundo cristão por quase 70 anos. Aqui, viveram sete papas, que trouxeram para a região um legado de cultura e erudição que deixa marcas até os dias de hoje. A grandeza dessa cidade vai além dos seus muros medievais e nos transporta para uma época onde uma pequena cidade do sudeste da França, fazia o mundo inteiro assistir sua transformação no principal palco da cristandade no Ocidente.

 Palais des Papes (O Palácio dos Papas), uma das mais importantes construções góticas da Idade Média na França. Em 1995, este palácio e todo o centro histórico de Avignon, passou a integrar a lista do Patrimônio Mundial pela UNESCO.



Desbravando Avignon:

                      Embora esta cidade seja de um valor cultural e histórico incontestáveis, você não precisará mais que um dia para conhecê-la. Suas principais atrações estão localizadas no centro histórico, que só permite acesso à pé. Para quem chega de carro, o lugar possui um edifício garagem, com amplo estacionamento, logo na entrada dos muros medievais. O elevador do estacionamento leva direto para frente do Palácio dos Papas.

O imponente Palais des Papes domina o cenário do centro histórico de Avignon.

Palais des Papes 

                              Aqui, foram realizadas seis conclaves, que elegeram seis autoridades máximas na hierarquia da Igreja Católica. E dentro dessas imensas paredes góticas, que além de possuírem o título de uma das maiores do mundo, também são referência internacional neste estilo, muitas histórias se passaram, mas hoje, são poucos os resquícios desta Era de ouro. Quando os papas retornaram para Roma, em 1378, levaram muitos dos seus tesouros. Depois veio a Revolução francesa e o palácio foi saqueado pelos revolucionários. Por fim, o lugar foi tomado por Napoleão Bonaparte e utilizado como prisão de guerra. O que tinha conseguido sobreviver até então, foi destruído e os afrescos foram cobertos por tinta. Por isso, não se surpreenda ao encontrar aquele imenso castelo vazio. Você vai encontrar alguns indícios do luxuoso estilo de vida, dos tempos áureos, em algumas paredes com afrescos restaurados, nas tapeçarias de Gobelin, do salão de banquetes e no teto do quarto de dormir do papa. E isso é tudo.

Catedral de Avignon (Cathédrale Notre-Dame des Doms d'Avignon)

                            Esta é outra atração que será facilmente identificada. Localizada ao lado do Palais des Papes, ela possui uma imensa estátua dourada da Virgem Maria, que supera, em altura, a torre do palácio papal. É a sede do arcebispo de Avignon, e foi construída em estilo românico do século XII. Embora seu interior seja repleto de obras de arte, uma das que mais causam impacto é o mausoléu do Papa João XXII, uma obra-prima da escultura gótica do século XIV. 

Catedral de Avignon (Cathédrale Notre-Dame des Doms d'Avignon), monumento nacional da França. 



 Pont St Bénezet

                           Esta ponte é outra parada obrigatória na cidade. Ela foi imortalizada na tradicional canção “Sur Le pont d’Avignon”.  Sua primeira versão foi construída em madeira, pelo jovem pastor São Benézet, em 1177. Em 1226 foi reconstruída em pedra depois do cerco ocorrido por lá. Esta ponte foi severamente castigada pelas fortes correntezas do Ródano, sendo destruída e reconstruída várias vezes ao longo dos anos. Em meados do século XVII, ela foi quase que totalmente carregada pelas águas, sendo reconstruída, apenas parcialmente, para registro histórico.

Pont St Bénezet - compondo o belíssimo cenário do Rio Ródano, foi imortalizada através da tradicional canção
 "Sur le pont d'Avignon".


Dicas de viagem:
- Passion Pass: Com ele, você consegue conferir as principais atrações da cidade, por valores bem mais acessíveis. É só solicitar no Centro de Informação Turística.
- Se você estiver conhecendo Avignon de carro, não deixe de conhecer OrangeChâteauneuf-du-Pape. Elas são bem próximas e valem muito a visita.

Um comentário: