quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

França - Nîmes e a Pont du Gard (Provence)
Bruno Freire14:40 0 comentários

                            Nîmes pode ser considerada a mais romana das cidades francesas. Aqui, eles se estabeleceram há mais de dois milênios. A herança deixada por esta época parece ter sido esquecida pelo tempo e permanece praticamente intocada. Algumas construções ainda  estão em pleno funcionamento para deleite dos seus visitantes.  A cidade, em si, é um charme. Antigos monumentos convivem em plena harmonia com modernas edificações e quase tudo se concentra no centro histórico do lugar, o que facilita muito a vida dos viajantes!
La fontaine Pradier, localizada no centro histórico de Nîmes. Ela dá, em grande estilo, as boas vindas aos visitantes da cidade.



Alguns monumentos, no centro histórico de Nîmes, são tão grandes que fica difícil conseguir enquadrá-los nas fotos. A igreja de Sainte Perpétue é um exemplo claro disto.

A Igreja de Sainte Perpétue no detalhe.


No centro histórico de Nîmes, encontramos alguns monumentos classificados como Monumentos Históricos da França, a exemplo do Le Palais de justice de NîmesEsta imponente edificação, em estilo neoclássico, tem uma belíssima colunata com vista para esplanada. 

Le Palais de justice de Nîmes - Inspirada na Maison Carree.

Les Arènes 

                                Este anfiteatro romano é a maior atração de Nîmes e é, basicamente, ele que concede à cidade fama internacional. Construído no século I, tem lugares para 24.000 espectadores e é um dos mais bem preservados do mundo. A arena, ainda hoje, é utilizada para corrida de touros e eventos culturais de repercussão mundial, como famosas temporadas de óperas e apresentações de grandes bandas como "Björk", 2007 e "Metallica",  que, nesta arena, gravou um DVD chamado "Français pour Une Nuit" (Francês por Uma Noite). 


Les Arènes -  O cartão postal da cidade do século I e em plena atividade até os dias de hoje.


Pont du Gard
              Quando eu estava viajando por Provence, quase todos os folders que eu recebia estampavam a foto da Pont du Gard. Essa imagem ficou tão marcada na minha mente que virou uma questão de honra conhecê-la. Adianto que valeu muito a pena a visita. Esse imenso aqueduto foi construído numa distância de apenas 20 km da cidade de Nîmes, com o propósito de trazer água das proximidades de Uzès.  Hoje, podemos admirar essa espetacular estrutura, no meio de um belíssimo vale, transformando o cenário num lugar para deixar qualquer viajante de boquiaberto.  
Pont du Gard - Uma verdadeira obra de arte dos Romanos construída para fins técnicos e que hoje é classificada como Patrimônio Mundial pela Unesco.
                           Quando você chegar à Pont du Gard, não se espante com o preço do estacionamento, que custa dezoito euros (€ 18). Esse valor, na verdade, serve como um ticket, válido para até 5 pessoas, com direito a visitar o museu, o cinema, as exposições temporárias, a área de lazer, as margens do Rio Gardon, onde se poder tomar banho, andar de caiaque, ou mesmo tirar um cochilo em uma das espreguiçadeiras.

Momentos de lazer e tranquilidade, às margens do Rio Gardon, também estão incluídos no ticket de acesso ao parque.
                          Ao visitar a Pont du Gard, é interessante observar alguns aspectos a respeito da sua estrutura. Repare que os engenheiros romanos não utilizaram argamassa para unir os blocos de pedra de até 6 toneladas. Desta forma, eles conseguiram erguer os três imponentes níveis da obra sobre o Rio Gardon.  Essas e outras curiosidades sobre a construção e a restauração, esta última ocorrida no século XIX, estão expostas no  museu, na margem esquerda da Pont.
 A impressionante estrutura da Pont du Gard foi construída pelos romanos, por volta de 19 a.C ,  sem a utilização de argamassa para junção do blocos de pedras, de até 6 toneladas.
 
                                    Outro aspecto curioso do parque, são as recentes  descobertas arqueológicas encontradas por aqui. Escavações revelaram 4 grutas com indícios de ocupação humana do período paleolítico (700.000 à 600.000 a.C). Esta descoberta elevou o lugar ao status de um dos maiores sítios arqueológicos da França.
 Rio Gardon, clima de paz e tranquilidade para que procura relaxar durante as férias.

Depois de visitar este complexo, você entenderá o motivo de ele estar presente em todos os cartões postais da Provence e a razão das 15.000 visitas diárias que recebe durante o alto verão europeu.

Dicas de Viagem:
  • Pont du Gard: a ponte é aberta o ano inteiro das 7h-1h (da madrugada!).
  • Se você quiser ficar até à noite por aqui, pode aproveitar o show de luzes que acontece no local. O show é de graça!
  • Caso esteja viajando pelos arredores de Nîmes, não deixe de conhecer Avignon e chateauneuf du pape. Vale muito a visita! 

0 comentários

Postar um comentário